Minha História



EU, Moisés Mauro Diógenes de Aquino, nasci em Piquete/SP no dia 24 de dezembro de 1987, desde bebe tive problemas sérios de saúde, porém meus pais consangüíneos não tinham finanças para custear minha internação e graças a DEUS, um casal e seu filho passou em piquete para fazer uma doação, pois seu filho fez uma promessa que daria uma cesta básica caso conseguisse iniciar sua vida como dentista e neste meio tempo, este casal me encontrou e propôs ajudar minha família, e por vez minha mãe de sangue disse: “caso à senhora e o senhor restabeleça a vida de meu filho, prometo doá-lo, pois não tenho condições para criar mais um filho, desde então me recuperei e cresci em uma família estruturada, HOJE meus pais se chamam Mauro Diógenes de Aquino, minha Mãe se chama Maria da Guia Santos de Aquino e meus irmãos se chamam de Ruyter Mauro Diógenes de Aquino e Hernando Mauro Diógenes de Aquino.

Meu pai, Mauro Diógenes de Aquino, veio de família simples de Lorena/SP e trabalhou como Alfaiate na loja dos Cobianchi, se formou antigo regime escolar conhecido como normal, atuando como professor de jovem e adultos na antiga escola agrícola, exerceu também a função de Assistente social na fábrica da Mantiqueira, atual Orica onde se aposentou, mas como sempre foi uma pessoa conhecida pleiteou uma vaga a vereador sendo eleito em 1982, tendo por volta de 450 votos. Já aposentado foi fazer faculdade de Direito na UNITAU em Taubaté/SP, mas por questões financeiras parou os estudos para formar seus filhos e para manter sua família, o mesmo voltou a trabalhar em uma imobiliária, como corretor de imóveis, sendo o último trabalho que realizou.

Minha mãe, Maria da Guia Santos Aquino, veio de família simples de Piquete/SP, foi formada também no antigo regime escolar conhecido normal e foi para o convento das irmãs salesianas de São Paulo/SP, mas não chegou a terminar os estudos para tal e se casou e depois de muito tempo trabalhou na formação religiosa na igreja de Nossa Senhora da Piedade em Lorena/SP.

Meus irmãos, Ruyter Mauro Diógenes de Aquino se formou em Odontologia e o Hernando Mauro Diógenes de Aquino se formou em Medicina.

Eu aos 9 anos iniciei na política, junto ao meu pai que foi candidato vereador novamente na cidade de Lorena/SP em 1996, participando diariamente em todo processo eleitoral, desde os comícios até as eleições.

Esse evento marcou minha vida ao ponto de acabar adentrando no âmbito político.

Durante meus estudos em 1992 no jardim de infância Vovó Fiuta, fui sempre um aluno ansioso e preocupado com os meus amigos, protegendo e sendo fiel a eles. Em 1995 estudei no Sesi, onde fiquei até oitava série, trazendo comigo grandes histórias de brigas pessoais, políticas e grandes amizades. "Amigos fies que guardo comigo até hoje."

Já em 2002 estudei no Colégio Patrocínio de São José, onde participei como suplente a representação de sala por dois anos seguidos e em 2005, me tornei representante legal do terceiro ano do colegial, foi quando muitas coisas acabaram mudando em minha vida política, pois iniciei com vários amigos um movimento em prol da formação do grêmio estudantil livre, mas para que o mesmo fosse instaurado muitos embates entre os alunos e a direção aconteceu até que tivemos a idéia de criar um conselho de representantes de sala, onde ficaria estabelecida a formação do grêmio. Assim deixando o legado para seus amigos e alunos, pois o ano estava ao fim e prestei vários vestibulares, e durante este período turbulento de minha vida, meu pai veio a ficar hospitalizado por um acidente vascular cerebral, fazendo com que alterasse uma parte de meus sonhos.

Então comecei o curso de história pelo Centro Universitário Salesianos de São Paulo/ Unidade: Lorena/SP, onde continuei buscando ser um líder estudantil, participando no primeiro parlamento universitário, na câmara municipal de Lorena/SP, em seguida esse acontecimento fui chamado há participar nos anos anteriores como ex-parlamentar universitário.

Após a participação do parlamento universitário, o curso de história voltou ao cenário político e durante essas mudanças de cenários, criei um manifesto contra a forma impetuosa dos alunos que se referiram sobre alguns problemas com um professor à coordenadora do curso.

Terminando o curso de História ingressei no curso de Pedagogia, com o intuito de agregar novos conhecimentos, e me profissionalizando.Durante esse período fui convidado para participar do Diretório Central dos Estudantes – D. C. E. XXIII de Outubro, pelo companheiro Willian R. Milet que era então candidato a presidente do mesmo.

Recebi com carinho e responsabilidade o cargo de segundo secretário e durante este período em que fui secretário, e sendo o braço direito do Presidente Willian R. Milet, participando de todos os projetos internos e externos, sendo o principal projeto a vinda de um hospital especializado para deficientes físicos, mas conhecido como Lucy Montoro e também participei na criação da camisa do D. C. E., tendo desenvolvido o tema da camisa e a montagem da imagem, consegui também grandes parcerias para criação de um informativo que levaria a todos as informações do D. C. E., sendo publicada 400 exemplares ao mês, desenvolveu com o presidente o blogger e demais sistemas de comunicação.

Conseguimos a nossa reeleição, porém pelo serviço prestado, Willian Ribeiro Milet, me convidou para ser o seu Vice-Presidente, então assumi a responsabilidade e continuamos todos os projetos, já em 2011 sem a possível reeleição do então Presidente Willian Ribeiro Milet, fui convidado por todos os membros a concorrer a Presidencia do D.C.E, por vez aceitei novamente, todavia ao inicio do mandato tive problemas de saúde e tive que me afastar para fazer alguns exames de coração entre outros, já em minha volta ao cargo, comecei a desenvolver uma nova diretriz ao D.C.E, criando um organograma de funções, e delegando novas funções e excluindo outras tantas funções existentes, desenvolvi junto ao Coordenador de Cultura, Diego Almeida um slogan novo, um nome novo ao D.C.E e também um site novo para que todos tivessem acesso, atráves destas mudanças, criei juntamente com toda equipe formada do D.C.E uma nova camisa, desta vez colorida, também dei continuidade aos projetos anteriores do então Presidente Willian Ribeiro Milet, mantive também a boa relação entre Faculdade e D.C.E, pois conseguimos ampliar o espaço interno para debates entre ambas.

Já formado como Professor de História e Pedagogia, lecionei para o Estado de São Paulo por volta três anos, e faço palestras sobre ciências políticas e movimento estudantil. Hoje faço curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade de Lorena/SP (UNISAL).
Trabalhei na Secretária de Infância, Juventude e Cidadania (SIJUC) de Lorena, como coordenador de projetos e comunicação, e durante esse tempo compreendi que falta oportunidade para o jovem conhecer a SIJUC e os projetos que o mesmo tem, porém em gestões anteriores a SIJUC ficou parada sem projetos e voltamos todos eles!

Criei na Escola Estadual Regina Bartelega na CECAP em 2009 - 2010 a Pastoral da Juventude Estudantil e junto a isso também criei o Grêmio Estudantil, que por muito tempo ficou desativado, dentro deste período desenvolvemos jogos, olimpíadas, viagens para mostrar algumas oportunidades de emprego e levar o conhecimento do Vale do Paraíba, exemplo: Vale Histórico de Aparecida, como foi criada a cidade e desenvolveu, a visita ao CTA - Centro Tecnológico Aeroespacial.

Através desta trajetória política recebi o convite do Vereador Roberto Bastos “TOTO” do PTB para participar no partido jovem, fazendo parte da liderança jovem na cidade de Lorena/SP, ao passar do tempo recebeu o titulo de presidente do partido jovem do PTB.

Em 2011 o mesmo fui convidado para fundar o Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Lorena, junto aos seus amigos e camaradas. Entre eles: Rogério Aquino, Fábio Matos, Luis Otávio (Tata), Neto, Bruno e Cardoso.

Já em 2012 fui convidado para ser candidato a vereador, tendo em vista a proposta, acabei aceitando.

Como podemos ver a minha vida pública e escolar foi construído a partir de grandes lutas até se tornar um líder estudantil, e sempre estando à frente, buscando e aprendendo cada vez mais os ideais de igualdade, liberdade e transparência dentro do que se diz público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário